Jim Ward foi chamado de “o avô do movimento moderno do piercing” em 2004 por um documentário da MTV intitulado The Social History of Piercing. Jim é considerado por muitos como a pessoa responsável por criar não apenas o movimento, mas também a indústria moderna do Piercing. Em 1967, Jim entrou para o New York Motorbike Club, um grupo de gays que praticavam BDSM, e lá teve sua primeira experiência, fazendo um piercing no mamilo. Durante esse período também estudou sobre fabricação de joias. Em 1973, conheceu Doug Malloy,
Em 1975, com o incentivo de seu parceiro e mentor Doug Malloy, Jim abriu a Gauntlet, o primeiro estúdio dedicado exclusivamente a essa forma de modificação corporal, onde recebia principalmente homens da comunidade BDSM e Leather. Ele é responsável por desenvolver e/ou aperfeiçoar muitas das ferramentas, técnicas e designs de joias que se tornaram padrão da indústria. Em seu estúdio, muitos profissionais aprenderam com ele.
Em 1977, com a contribuição de Doug e Fakir Musafar, Jim iniciou a publicação do Piercing Fans International Quarterly (PFIQ), a primeira e altamente influente publicação dedicada ao piercing.
Em 2011, Jim publicou seu livro, Running the Gauntlet—an Intimate History of the Modern Body Piercing Movement, onde compartilha memórias, experiências e documenta a sua história intensa com o Piercing.
Comments